Por que a educação no Brasil não melhora? Ao contrário do
que parece essa não é uma pergunta sem resposta. Muitos realizam pesquisas
sobre a educação. Procuram os “porquês” de sua condição atual e no final de
tudo chegam aos mesmos resultados. A maioria dessas pesquisas só serve para
fins exclusivos de quem as faz, e quase nunca se busca a solução dos problemas
que ai estão. Saber o que impede a melhoria da educação em nosso país não tem resolvido,
precisamos é de alguém que transforme esses “porquês” em uma solução.
A maioria de nossos alunos se sente desmotivados em relação
aos conteúdos apresentados. Não conseguem relacionar o conhecimento visto em
sala de aula com o que é usado no cotidiano, fazendo com que o mesmo se torne
algo morto e sem sentido para ele.
Se o problema acima citado existe, também existe o fato que
muitos professores não usam uma metodologia adequada para atrair a atenção do
aluno sobre a importância daquilo que estão vendo em sala de aula. Participação
dos pais. Como falar de participação familiar sobre a educação de um filho se
em muitos casos a família não existe. Para muitos alunos família é algo teórico
igual a muito conteúdo passado em sala de aula e não condizente com a
realidade.Percebemos que a participação dos pais na aprendizagem dos seus
filhos está diretamente ligada ao grau de ensino que esses mesmos possuem. Assim sendo como ficamos quando
sabemos que somente uma pequena porcentagem desses pais possui curso superior?
Sabemos que pouco se é feito por parte do governo para a
melhoria da educação, mesmo sendo esse um dos temas que percorrem todos os
palanques eleitorais. Professores sobrecarregados. Baixos salários pagos. Não
existe uma igualdade de salários entre os estados da federação. Não há um
incentivo eficiente nas estruturas das nossas escolas. Quase não encontramos
projetos que promovam a interação entre os alunos, professores, comunidade com
o mesmo governo. A educação parece só ter uma utilidade para o governo: Ser
utilizada em promessas de campanha.
Participação! Nos parece que a cada tópico apresentado
existe um culpado oculto que não é aquele citado. E é por isso que as coisas
nunca melhoram. E nesse jogo, as coisas se encaminham sempre ao contrário do
rumo de uma melhoria. O que há são insatisfações. Mas alguém que realmente
tenha a coragem de tentar uma mudança raramente aparece, e quando aparece é
taxado de utópico.
Ao final dessas considerações e de novamente apresentar
alguns dos “porquês” a educação no Brasil não melhora, caímos na questão da
“nossa” participação. Ao concluir essas linhas nos perguntamos: Vamos cruzar os
braços e dizer “o problema não é nosso” ou vamos de fato “participar”?